Para que a realização de exames diagnósticos ou vacinas seja o mais agradável possível para a criança e seus acompanhantes, o Bem me Quer investe constantemente no atendimento infantil. Os cuidados e atrativos estão reunidos em um só lugar com diversos serviços necessitados por este público, desde os primeiros dias de vida até o início da puberdade.
A lista inclui principalmente exames diagnósticos e serviços preventivos, como o teste do pezinho e vacinação, além das clássicas análises de sangue, urina e fezes, tão rotineiras na infância.
Para realizar qualquer um desses procedimentos, a criança conta com uma sala de espera, confortável e decorada com motivos infantis, contendo brinquedos, videogame e programação televisiva dirigida. A sala de coleta também é pensada para acolher os pequenos da melhor forma, premiando a coragem de uns e consolando o receio de outros. Após o exame ou vacinas, oferecemos um lanche irrecusável, com leite achocolatado, salada de frutas, sucos e biscoitos, e o tradicional balão.
O bem-estar dos pequenos, no entanto, não é garantido apenas por esse tipo de atrativo: nossa equipe de enfermagem é especializada no atendimento infantil. Além disso, alguns padrões técnicos foram adaptados às necessidades pediátricas, como é o caso do uso de tubos menores para a coleta de sangue em recém-nascidos, prematuros, lactentes, menores de 6 anos, crianças de baixo peso e portadoras de doenças crônicas. Esses tubos permitem uma redução de até 70% do volume de sangue a ser coletado.
Se, para pais e crianças, isso diminui o estresse que a necessidade de um teste diagnóstico pode gerar, para o médico que solicita o serviço, a escolha do Bem me Quer representa a certeza de resultados confiáveis. Afinal, por mais harmonioso que seja o atendimento, a hora mais feliz numa unidade de atendimento ainda é a de voltar para casa.
Abaixo algumas dicas para um procedimento tranquilo:
- Seguir corretamente as orientações do médico;
- Verificar o preparo necessário antes de dirigir-se ao laboratório com a criança;
- Não se inquiete se a criança chorar e não se constranja se a reação da criança for diferente da esperada;
- É preferível que apenas um responsável acompanhe a criança durante a coleta;
- Informar para a criança com antecedência que ela irá realizar o exame ou vacina;
- A coleta de urina, em alguns casos, precisa ser realizada com coletor especial que deve ser aplicado no laboratório e deve-se aguardar a criança fazer “xixi”. Informe-se com antecedência para reservar um tempo de permanência no laboratório;
• Nossa equipe está preparada para coleta de amostras infantis, mas em alguns casos, são necessárias recoletas de materiais em função das dificuldades de acesso da veia, ou até mesmo para confirmação de resultados. O laboratório sempre informará esta necessidade aos pais e a sua justificativa. As recoletas quando necessárias são para a sua segurança e para a qualidade do nosso trabalho.