Suplementos e alimentos são considerados facilitadores para manter os níveis.
Devido às baixas temperaturas, é natural que com a chegada do inverno a exposição ao sol torne-se menor. Também é comum nesta estação a atenção redobrada em alergias e resfriadas, porém, outro cuidado se manifesta: a absorção de Vitamina D.
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido falar sobre o assunto. Produzida por uma substância derivada do colesterol presente na pele, a Vitamina D é convertida quando esta substância é estimulada pela presença de luz ultravioleta. Por isso, a Vitamina é responsável por facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, essencial para o desenvolvimento saudável ósseo, e prevenir doenças como obesidade e diabetes.
Mas, afinal, o que ocorre com a deficiência da Vitamina D?
A queda da quantidade deste componente no corpo causa problemas de saúde ao longo do tempo. Os principais problemas estão relacionados à osteoporose, dores nas costas e músculos, doenças autoimune e problemas cardíacos.
Como melhorar o índice de Vitamina D no organismo?
Estima-se que a exposição de pernas e braços ao sol, por aproximadamente 20 minutos, todos os dias e sem protetor solar, auxilie para manter os níveis. Como nesta época do ano é mais difícil manter este costume, são indicados suplementos e alimentos que contém o nutriente, entre eles:
- Atum;
- Sardinha;
- Fígado de boi;
- Cogumelos.
Dosagem de Vitamina D
Um simples exame de sangue é responsável por diagnosticar a deficiência da vitamina em processos de rotina. Além do jejum de 8 horas, não é necessário mais nenhum preparo para realizar o exame.